1-Um berçário deseja informatizar suas operações.
Quando um bebê nasce, algumas informações são
armazenadas sobre ele, tais como: nome, data do nascimento, peso do nascimento,
altura, a mãe deste bebê e o médico que fez seu parto. Para as mães, o berçário
também deseja manter um controle, guardando informações como: nome, endereço,
telefone e data de nascimento. Para os médicos, é importante saber: CRM, nome,
telefone celular e especialidade.
Exe1- Lista 2 DER |
2-Uma floricultura deseja informatizar suas
operações.
Inicialmente, deseja manter um cadastro de
todos os seus clientes, mantendo informações como: RG, nome, telefone e
endereço. Deseja também manter um cadastro contendo informações sobre os
produtos que vende, tais como: nome do produto, tipo (flor, vaso, planta,...),
preço e quantidade em
estoque. Quando um cliente faz uma compra, a mesma é
armazenada, mantendo informação sobre o cliente que fez a compra, a data da
compra, o valor total e os produtos comprados.
Exe2- Lista 2 DER |
3-Uma biblioteca deseja manter informações sobre seus
livros. Inicialmente, quer armazenar para os livros as seguintes
características: ISBN, título, ano, editora e autores deste livro. Para os
autores, deseja manter: nome e nacionalidade. Cabe salientar que um autor pode
ter vários livros, assim como um livro pode ser escrito por vários autores.
Cada livro da biblioteca pertence a uma categoria. A biblioteca deseja manter um
cadastro de todas as categorias existentes, com informações como: código da
categoria e descrição. Uma categoria pode ter vários livros associados a ela.
Exe3- Lista 2 DER |
4-Uma firma vende produtos de limpeza, e deseja
melhor controlar os produtos que vende seus clientes e os pedidos. Cada produto
é caracterizado por um código, nome do produto, categoria (ex. detergente,
sabão em pó, sabonete, etc), e seu preço. A categoria é uma classificação
criada pela própria firma. A firma possui informações sobre todos seus
clientes. Cada cliente é identificado por um código, nome, endereço, telefone,
status ("bom", "médio", "ruim"), e o seu limite
de crédito. Guarda-se igualmente a informação dos pedidos feitos pelos
clientes. Cada pedido possui um número e guarda-se a data de elaboração do
pedido. Cada pedido pode envolver de um a vários produtos, e para cada produto,
indica-se a quantidade.
Exe4- Lista 2 DER |
Para quem estiver com mais dúvidas acessem: conceitos DER
Gostou? Dá um joinha então ;D
Nenhum comentário:
Postar um comentário