Publicidade cabeçário

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

S.O. - Conceito de Paginação

O conceito é a gerencia de espaço de endereçamento e endereços de memória.
Situação Problema: A técnica de partições fixas gera muita perda de memória e não é mais utilizada em prática. Os endereços que referenciavam as posições de memória acima das posições físicas existentes eram inúteis, por isso existia o espaço de endereçamento¹ útil e o espaço de endereçamento inútil. 


Gerencia de Memória
Gerencia de Memória
Fonte da Imagem:bdfatec.blogspot.com.br



    Embora partições variáveis seja um mecanismo mais flexível, o desperdício de memória em função da fragmentação externa é um grande problema. A origem da fragmentação externa está no fato de cada programa necessitar ocupar uma única área contígua de memória. Se essa necessidade for eliminada, ou seja, se cada programa puder ser espalhado por áreas não contíguas de memória, a fragmentação externa é eliminada. Esse efeito é obtido com a paginação.

Solução:Cada programa possui uma tabela de páginas, a qual informa a posição exata de uma página de memória qualquer ( na RAM ou no Disco). Em outras palavras, a tabela de páginas é a memória virtual que o programa enxerga.

A memória física também é dividida em páginas físicas com tamanho fixo, idêntico ao tamanho da página lógica(virtual). A diferença é que a página lógica não é espalhada igual a física, pois ela guarda apenas os ponteiros, criando a falsa impressão do programa estar em um espaço contíguo de memória.
Paginação
Fonte da Imagem:http://www.tecmundo.com.br/2190-como-funciona-a-memoria-virtual-.htm


Como implementar:Um programa é carregado página a página. Cada página lógica do processo ocupa exatamente uma página física da memória física. Entretanto, a área ocupada pelo processo na memória física não precisa ser contígua. Mais do que isso, a ordem em que as páginas lógicas aparecem na memória física pode ser qualquer, não precisa ser a mesma da memória lógica.

Ela fica armazenado no disco(memória secundária), os "pedaços" ficam armazenados na memória principal(cópia do programa), na qual deve ser sempre atualizado. O espaço de endereçamento virtual e físico é dividido em um conjunto de páginas de mesmo tamanho que varia entre 512 a 64 Kb. 



Glossário 

espaço de endereçamento¹ - conjunto de endereços possíveis, independente da quantidade de posições existentes na memória. 


Fonte:
<http://www.dee.ufcg.edu.br/~scaico/facisa/oac/7b_-_paginacao_e_segmentacao_(slides).pdf>
<Sistemas Operacionais{Rômulo de Oliveira,Alexandre Carissimi, Simão Toscani}>



Nenhum comentário:

Postar um comentário