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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

LPII - Introdução ao NetBeans




   Bom desculpem a demora pessoal, mais eu andei meio sem tempo esses dias, bom vamos ao que interessa vou colocar os exercícios feitos em aula. 


    O programa adotado pra fazer é o NetBeans IDE 7.2.1. É bem simples de Instalar, porém, também é necessário que seja instalado previamente o JDK! 


Interface do NetBeans
Interface do NetBeans
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br


NetBeans IDE 7.2.1JDK

Então beleza vamos começar pelo começo. Primeiro iremos criar um novo projeto. Então abram seu NetBeans clique em arquivo>Novo Projeto... depois selecionem Aplicação Java e cliquem no botão Próximo > como mostra na figura 1 logo abaixo:




Figura 1: Criando um novo projeto no NetBeans
Figura 1: Criando um novo projeto no NetBeans
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br
Feito isso aparecerá outra janela pedindo o nome do projeto, se você quiser pode marcar no radio button logo abaixo para que seja criada uma classe com o nome do projeto (como principal). 


Figura 2: Nomeando projeto e criando classe principal
Figura 2: Nomeando projeto e criando classe principal
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br
Depois de criado o projeto  você poderá visualizá-lo no seu lado esquerdo, bem como criar, deletar enfim manipulá-lo como bem quiser:
Figura 3: é importante saber sobre os pacotes e qual classe está neles
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br
Exercícios

1) Criar um programa que imprima 5 vezes em tela a seguinte frase: "Fatec Bauru Banco de Dados".


public class Exemplo1 {
    public static void main(String args[]){
    for(int cont=0; cont < 5; cont++){
    System.out.println("Fatec Bauru Banco de Dados");
      }//fim for
    }   //fim class
} //fim main

Figura 4 - Saída exercício 1
Figura 4 - Saída exercício 1
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br
Bem simples de se fazer, nada que já não tenhamos visto em C++, um laço for resolve o problema. 

2) Peça para o usuário digitar um número, e depois imprima-o na tela.


import java.util.Scanner; //biblioteca necessária para utiliza o Scanner

        
public class Exemplo2 {
    public static void main(String args[]){
     int iValor; 
     Scanner scan = new Scanner(System.in); //inicializando o Scanner


     System.out.println("Digite um numero qualquer:");
     iValor = scan.nextInt(); //faz leitura do teclado e atribui o valor digitado
     System.out.println("O numero digitado foi "+iValor); //imprime em tela 
     } //fim classe
} // fim main
Figura 5: Saída Exercício 2
Figura 5: Saída Exercício 2
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br
Exercício melhor elaborado, repare que agora precisamos importar uma biblioteca, a Scanner para conseguir "pegar" o que for digitado. O detalhe é que é preciso instanciar o Scanner para poder utilizá-lo, como é feito logo acima. 

3) Peça para que o usuário digite 2 números, depois faça a soma e imprima em tela. 
import java.util.Scanner;  //biblioteca necessária para utiliza o Scanner


public class Exemplo3 {
    public static void main(String args[]){
     int iValor1,iValor2; 
     Scanner scan = new Scanner(System.in); //inicializando o Scanner

     System.out.println("Digite o primeiro numero:");
     iValor1 = scan.nextInt(); //faz leitura do teclado e atribui o valor digitado
     System.out.println("Digite o segundo numero:");
     iValor2 = scan.nextInt(); //faz leitura do teclado e atribui o valor digitado
     iValor1+=iValor2;
     System.out.println("A  soma dos números digitado foi "+iValor1);//imprime em tela 
     } //fim classe
}// fim main

Figura 6: Saída Exercício 3
Figura 6: Saída Exercício 3
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br
Mesma coisa que o exercício anterior, com a diferença de precisar fazer uma soma!

4) Peça para que o usuário digita um número, depois retorne se é par ou ímpar. 


import java.util.Scanner; 
 //biblioteca necessária para utiliza o Scanner
public class Exemplo4 {
    public static void main(String args[]){
     int iValor; 
     Scanner scan = new Scanner(System.in); 
//inicializando o Scanner
     System.out.println("Digite um numero qualquer:");
     iValor = scan.nextInt();
//faz leitura do teclado e atribui o valor digitado
     if(iValor%2 == 0) // laço que verifica se é para ser par ou impar
     System.out.println("O numero digitado é par ");
//imprime em tela 
     else System.out.println("O numero digitado é impar "); 
//imprime em tela 
     }
}
Figura 7: Saída Exercício 4
Figura 7: Saída Exercício 4
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br
Sussegado, o grilo é saber se é par ou ímpar, mais é bem fácil se utilizarmos o %(operador de módulo), bom é isso pessoal depois eu posto os 2 últimos exercícios. Até mais abraço!

Fim the endia


Fonte: <prof.º Jean Daniel, Linguagem de Programação II>
adaptado: arroyo, gabriel

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