Publicidade cabeçário

quinta-feira, 11 de abril de 2013

JavaScript uma pequena introdução

    JavaScript  é uma linguagem para páginas Web. Os scripts escritos em JavaScript podem ser colocados dentro das suas páginas HTML. Basicamente é isso! 
JavaScript é uma linguagem para web
fonte da imagem: techblog.desenvolvedores.net 


Mas então o que é HTML? 

As páginas HTML foram construídas após a criação da internet com o objetivo de divulgar notas científicas e artigos técnicos entre as universidades norte-americanas.

Certo, mais então quando surgiu o Javascript? 

Icone NetScape
fonte da imagem: web-browsers.findthebest.com -

A linguagem JavaScript foi criada pela Netscape em parceria com a antiga Sun Microsystems (que atualmente é da Oracle), com a finalidade de fornecer um meio de adicionar interatividade a uma página web. A sua primeira versão, denominada JavaScript 1.0, foi lançada em 1995 e implementada em março de 1996 no navegador Netscape Navigator 2.0 quando o mercado era dominado pela Netscape.





Javascript é o mesmo que Java? 

Essa é uma dúvida frequente, então de uma vez por todas, Java não tem nada haver com Javascript a não ser pelo nome. Essas são duas técnicas diferentes de programação na Internet. Java é uma linguagem de programação. JavaScript é uma linguagem de scripting (tal como diz o nome). A diferença é que se pode criar programas reais com Java, e com javascript complementos em páginas web.

Tudo bem, como funciona esse tal Javascript?

JavaScript não é processada no servidor por que ela não é uma linguagem compilada, mas sim interpretada. Quem a interpreta não é o servidor, mas sim o navegador do usuário que acessa a página HTML. Então, todo o processamento dos scripts em JavaScript ficam por conta do PC do usuário. Quanto mais rápido ele for, mais rápido será o processamento.

Afinal para que serve o Javascript?


O JavaScript é capaz de definir, alterar e controlar de forma dinâmica a apresentação de um documento HTML, como os aspectos relacionados à cor de fundo, de textos e de links, ou mesmo interferir no posicionamento dos elementos HTML de um documento. É possível manipular a folha de estilos associada ao documento criando novas regras CSS ou anulando regras existentes.
E pra finalizar, vou colocar uma tabela com as diferenças entre javascript e java pra não restar dúvidas. 


Diferenças entre JavaScript e Java
Diferenças entre JavaScript e Java
fonte da imagem: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas_avancado/web/disciplinas/desenv_web/aula_16.html
adaptado
para saber mais sobre javascript:
JavaScript - Sintaxe Básica

JavaScript - Tipos de Dados

fonte: < Introdução ao Javascript
            < Linguagem JavaScript >
            < JavaScript Guia do Programador por {Maurício Samy Silva } >


Gostou do blog? Então segue =D 
Gostou da postagem? Então comenta ;DDD 
Fique por dentro das atualizações 


Nenhum comentário:

Postar um comentário