Para baixar a lista em formato .doc clique aqui
Elaborar os diagramas de Entidade-Relacionamento dos
casos abaixo:
1- Uma delegacia
resolveu informatizar
seus serviços relacionados aos crimes ocorridos em seu estado criando um
banco de dados, para uma melhor gerência dos tipos de crimes mais
cometidos. É necessário saber os dados das vítimas e dos criminosos para
dar seguimento aos documentos processuais, bem como armazenar informações
sobre cada crime ocorrido. Um criminoso comete um crime contra uma ou mais
vítimas, e uma vítima pode sofrer um crime por um ou vários criminosos. Um
crime é cometido em um município de um estado, e em um crime pode é
utilizado um tipo de arma.
|
Exe1 - Lista 1 DER |
2- Uma administradora trabalha tanto com
administração de condomínios, quanto com a administração de aluguéis. Uma
entrevista com o gerente da administradora resultou nas seguintes
informações:A administradora administra condomínios
formados por unidades condominiais.Cada unidade condominial é de
propriedade de uma ou mais pessoas. Uma pessoa pode possuir diversas unidades.Cada unidade pode estar alugada para no
máximo uma pessoa.Uma pessoa pode alugar diversas
unidades.
|
Exe2 - Lista 1 DER |
3- Construa
um diagrama E-R para uma companhia de seguros de automóveis com um
conjunto de clientes, onde cada um possui certo número de carros. Os dados
do cliente são nome, RG, CPF, endereço e telefone. Do carro deve-se
armazenar a placa, código renavan, fabricante, modelo, e ano. Associado a
cada carro há um histórico de ocorrências. Um carro pode possuir várias
ocorrências ou nenhuma. Cada ocorrência deve ter uma data, local e
descrição.
|
Exe3 - Lista 1 DER |
4- Um
banco de dados está sendo construído para manter o controle dos times e
jogos de uma liga esportiva. Um time tem um número de jogadores, dos quais
não são todos que participam de cada jogo. Deseja-se controlar os
jogadores de cada time, que participam de cada jogo, as posições em que
jogam e o resultado do jogo. Projete um diagrama de esquema E-R para essa
aplicação, declarando quaisquer suposições que você fizer.
|
Exe4 - Lista 1 DER |
5- Crie
o DER de um sistema de BD para ser utilizado pelos departamentos da
universidade. Um departamento é responsável por no mínimo uma disciplina.
Uma disciplina por sua vez pode ter de zero a várias turmas que estão
sendo oferecidas. Cada turma por sua vez possui no mínimo um aluno
inscrito, e não pode existir uma turma que não esteja relacionada a uma
disciplina. Um aluno cadastrado no sistema pode estar ou não matriculado
em alguma disciplina, e pode também estar matriculado em várias
disciplinas. Um departamento deve ter em seu registro a sigla, o nome e o
nome do chefe. Cada disciplina deve ter um nome, um código, a descrição da
ementa, e a bibliografia. Cada Turma deve ter um registro do seu turno
(manhã, tarde ou noite) e professor que ministra. Cada aluno deve ter em
seus registros nome, RG, CPF, N de carteirinha, endereço e telefone.
|
Exe5 - Lista 1 DER |
Gostou? Dá um joinha então ;D
Obrigada pois me ajudou muito a fazer o exercicios.
ResponderExcluir