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segunda-feira, 11 de março de 2013

LPII - Trabalho sobre POO

Fala pessoal a pedido de alguns amigos que assim como eu estão babando verde, vou postar um dos exercícios do trabalho pra servir de modelo espero que ajude, qualquer coisa é só perguntar.
Babando verde




Exercício 3 - Implementar uma classe em java
Exercício 3 - Implementar uma classe em java
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br
Bom o exercício pede para que se crie uma classe em java que tenha essas opções: acende, apaga e mostra estado. Pra fazer isso basta 2 classes, uma chamada lâmpada e outra principal que vai conter um menu e "chamar" os métodos.


public class Lampada {
    private int iOp,iEstado=0; 
/**************variáveis*****************************************************************/   

    public void setiOp(int opcao){
      iOp = opcao;
    }
/*********método para pegar o valor externo e colocar numa variável interna*******/
  
    public int getiOp(){
     return iOp; 
    }
/*************método para pegar o valor interno e enviar para fora***************/

O primeiro passo é utilizar os getters e setters para poder receber e enviar valores posteriormente.
Agora vamos criar os métodos que nada mais são as ações da lâmpada.


public int acende(){
    System.out.printf("\n\t A lampada está acesa");
    iEstado = 1;
    return 0;
    }
    
    public int apaga(){
    System.out.printf("\n\t A lampada está apagada\n\n");
    iEstado = 0;
    return 0;
    }
    
    public int mostraEstado(){
    if(iEstado == 0)
    System.out.printf("\n\t A lampada está apagada\n\n");
    else
    System.out.printf("\n\t A lampada está acesa\n\n");
    return 0;
    }
}
Simples, só precisa de um pequeno teste pra saber o estado da lâmpada.
Agora vamos para a classe principal, onde deve estar o nosso menuzinho.


import java.util.Scanner;

public class Principal {
    public static void main(String args[]){
    
    int opcao;
    Scanner Scan = new Scanner(System.in);
    Lampada Lamp = new Lampada();

Parte muito importante do código, aqui estamos estanciando os objetos, para podermos utilizá-los, é bem simples em suma é só utilizar o operador New!


do{
    System.out.printf("\n\n\t Menu Lâmpada\n\n");
    System.out.printf("\t 1. - Acender a Lâmpada \n");
    System.out.printf("\t 2. - Apagar a Lâmpada \n");
    System.out.printf("\t 3. - Ver estado da Lâmpada \n");
    System.out.printf("\t 0. - Sair do Programa \n\n");
    opcao=Scan.nextInt();
   
    switch(opcao){
         case 1:
           Lamp.acende();
           break;
         case 2:
           Lamp.apaga();
           break;
         case 3:
           Lamp.mostraEstado();
           break;
         case 0:
           System.out.printf("\n\t Obrigado por usar o programa!!");
           break;
        default:
           System.out.printf("\n\t Digite um item válido do menu");
            break;
      } //fim switch
    }while(opcao != 0);
  }//fim main
} //fim class

Aqui está nosso menu e um switch para poder acessar a opção desejada, nada diferente do que foi visto em C++

Saídas possíveis do exercício
Saídas possíveis do exercício
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br
É isso aí pessoal, espero ter ajudado. Grande abraço a todos bons estudos!


para saber mais sobre JAVA:
clique aqui ==>LPII POO - Conceito de Herança em JAVA
clique aqui ==> LPII - Conceito de MVC(Model View Controller) 

fonte: < Prof. Jean Daniel, LPII - POO Java >
adaptado: arroyo, gabriel



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