Fala pessoal a pedido de alguns amigos que assim como eu estão babando verde, vou postar um dos exercícios do trabalho pra servir de modelo espero que ajude, qualquer coisa é só perguntar.
Exercício 3 - Implementar uma classe em java fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br |
public class Lampada {
private int iOp,iEstado=0;
/**************variáveis*****************************************************************/
public void setiOp(int opcao){
iOp = opcao;
}
/*********método para pegar o valor externo e colocar numa variável interna*******/
public int getiOp(){
return iOp;
}
/*************método para pegar o valor interno e enviar para fora***************/
O primeiro passo é utilizar os getters e setters para poder receber e enviar valores posteriormente.
Agora vamos criar os métodos que nada mais são as ações da lâmpada.
public int acende(){
System.out.printf("\n\t A lampada está acesa");
iEstado = 1;
return 0;
}
public int apaga(){
System.out.printf("\n\t A lampada está apagada\n\n");
iEstado = 0;
return 0;
}
public int mostraEstado(){
if(iEstado == 0)
System.out.printf("\n\t A lampada está apagada\n\n");
else
System.out.printf("\n\t A lampada está acesa\n\n");
return 0;
}
}
Simples, só precisa de um pequeno teste pra saber o estado da lâmpada.
Agora vamos para a classe principal, onde deve estar o nosso menuzinho.
import java.util.Scanner;
public class Principal {
public static void main(String args[]){
int opcao;
Scanner Scan = new Scanner(System.in);
Lampada Lamp = new Lampada();
Parte muito importante do código, aqui estamos estanciando os objetos, para podermos utilizá-los, é bem simples em suma é só utilizar o operador New!
do{
System.out.printf("\n\n\t Menu Lâmpada\n\n");
System.out.printf("\t 1. - Acender a Lâmpada \n");
System.out.printf("\t 2. - Apagar a Lâmpada \n");
System.out.printf("\t 3. - Ver estado da Lâmpada \n");
System.out.printf("\t 0. - Sair do Programa \n\n");
opcao=Scan.nextInt();
switch(opcao){
case 1:
Lamp.acende();
break;
case 2:
Lamp.apaga();
break;
case 3:
Lamp.mostraEstado();
break;
case 0:
System.out.printf("\n\t Obrigado por usar o programa!!");
break;
default:
System.out.printf("\n\t Digite um item válido do menu");
break;
} //fim switch
}while(opcao != 0);
}//fim main
} //fim class
Aqui está nosso menu e um switch para poder acessar a opção desejada, nada diferente do que foi visto em C++
Saídas possíveis do exercício fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br |
para saber mais sobre JAVA:
clique aqui ==>LPII POO - Conceito de Herança em JAVAclique aqui ==> LPII - Conceito de MVC(Model View Controller)
fonte: < Prof. Jean Daniel, LPII - POO Java >
adaptado: arroyo, gabriel
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