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terça-feira, 5 de março de 2013

LPII - Introdução a POO com NetBeans

Continuando com os exercícios com o NetBeans, agora estudando POO. O primeiro problema é uma calculadora, para isso iremos utilizar 2 classes, uma contendo as contas e variáveis, a outra somente com um menu. O enunciado vai logo abaixo:



1) Criar uma classe Calculadora que possua dois atributos: valor1 e valor2. Criar
os métodos getter e setters e 4 métodos: soma, subtração, multiplicação e divisão.
 Criar uma classe Executável que possua o método main para executar a calculadora.
 Deve ser exibido um menu com as opções de cálculo e receber os valores que serão
 operados
Exercício 1 calculadora no NetBeans
Exercício 1 calculadora no NetBeans
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br




package calculadora;

public class Calculadora {
   private float valor1,valor2,resultado;
   
  /*método para receber os valores externos*/
   public void setValor1(float num1){
     valor1 = num1;
   }
   /*método para receber os valores externos*/ 
   public void setValor2(float num2){
     valor2 = num2;
   }
   /*método para enviar os valores internos*/
   public float getValor2(){
     return valor2;
   }
   /*método para enviar os valores internos*/
    public float getValor1(){
     return valor1;
   }
   
   public float somar(){
       resultado = valor1 + valor2;
       System.out.println("A soma dos valores e" +resultado);
       return resultado;
      }  // calculo da soma
   
   public float sub(){
       resultado = valor1 - valor2;
       System.out.println("A subtracao dos valores e" +resultado);
       return  resultado;
      } //calculo da subtração
    
   public float div(){
       if(valor2 != 0) {
            resultado = valor1 / valor2;
           System.out.println("A divisao dos valores e"+resultado);
           return resultado;
       } //condição para não haver divisão por zero
       else{
       System.out.println("Divisão impossivel!!!");
       return 0;}
      } //cálculo da divisão
   
   public float mult(){
       resultado = valor1 * valor2;
       System.out.println("A soma dos valores e"+resultado);
       return resultado;
      } //calculo da multiplicação
   
    public static void main(String[] args) {
       
    }
} //fim main

Ábaco antigo aparelho de contas
Ábaco antigo aparelho de contas
fonte da imagem: br.freepik.com 









Agora iremos inserir nossa classe principal, do qual iremos "chamar" os métodos necessários para realizar nossos cálculos. 

package calculadora;

import java.util.Scanner;

public class Principal {
    public static void main(String args[]){
    int op=0;
    
    
    Scanner scan = new Scanner(System.in);//instanciando objeto scanner
    Calculadora nova = new Calculadora(); //instanciando classe Calculadora

    System.out.println("Digite o primeiro valor");
    nova.setValor1(scan.nextFloat());  //pegando o valor do teclado e enviando para a classe Calculadora
    
    System.out.println("Digite o primeiro valor");
    nova.setValor2(scan.nextFloat());  //pegando o valor do teclado e enviando para a classe Calculadora
 
    System.out.println("Digite a opção desejada");
    System.out.printf("\n 1 - Somar \n 2 - Subtrair \n 3 - Dividir \n 4 - Multiplicar"); \\podemos utilizar o printf para dar mais requinte ao texto
    op = scan.nextInt();
    switch(op){
    case 1:
    nova.somar();
    break;
    case 2:
    nova.sub();
    break;
    case 3:
    nova.div();
    break;
    case 4:
    nova.mult();
    break;
     } //fim switch
    } //fim class
} //fim main

As classes devem estar no mesmo pacote
As classes devem estar no mesmo pacote
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br

     A classe principal vai basicamente enviar e pegar valores e métodos da classe calculadora, é importante observar que incluímos a biblioteca Scanner, e para usá-la foi preciso instanciá-la, é um termo muito comum em orientação a objetos. 

2) Pedir para o usuário digitar um número e verificar se ele é par ou ímpar. 


package parouimpar;

public class Parouimpar {
private float valor;
  
/*método para receber os valores externos*/



   public void setValor(float num1){
     valor = num1;
   }
 /*método para enviar os valores internos*/

  
   public float getValor(){
     return valor;
   }

 /*método para verificar se é par ou ímpar um número*/
   public float parouimpar(){
   if (valor % 2 == 0){
       System.out.printf("\n\t O numero digitado é par");
       return 0;
     }
    else{
       System.out.printf("\n\t O numero digitado é ímpar");
       return 0;
     }
   } //fim parouimpar
    public static void main(String[] args) {
     
    }//fim class
} //fim main





Igualmente no exercício anterior a classe principal vai apenas enviar e receber valores dos métodos da classe parouimpar.


package parouimpar;
import java.util.Scanner;

public class Principal {
    public static void main(String args[]){
         
        Scanner scan = new Scanner(System.in);//instanciando objeto scanner
        Parouimpar nova_parouimpar = new Parouimpar(); //instanciando classe Parouimpar
    
        System.out.println("Digite um número qualquer.:");
        nova_parouimpar.setValor(scan.nextFloat());  //pegando valores do teclado e enviando para a classe parouimpar
        
        nova_parouimpar.parouimpar(); //chamando o método parouimpar
    } // fim class
} // fim main



Exercício 2 calcular número par ou ímpar
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br



Finish him!

para saber mais sobre JAVA:



fonte: < Prof.º Jean Daniel - LPII >
adaptado: arroyo, gabriel


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