1) Criar uma classe Calculadora que possua dois atributos: valor1 e valor2. Criar
os métodos getter e setters e 4 métodos: soma, subtração, multiplicação e divisão.
Criar uma classe Executável que possua o método main para executar a calculadora.
Deve ser exibido um menu com as opções de cálculo e receber os valores que serão
operados
Exercício 1 calculadora no NetBeans fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br |
package calculadora;
public class Calculadora {
private float valor1,valor2,resultado;
/*método para receber os valores externos*/
public void setValor1(float num1){
valor1 = num1;
}
/*método para receber os valores externos*/
public void setValor2(float num2){
valor2 = num2;
}
/*método para enviar os valores internos*/
public float getValor2(){
return valor2;
}
/*método para enviar os valores internos*/
public float getValor1(){
return valor1;
}
public float somar(){
resultado = valor1 + valor2;
System.out.println("A soma dos valores e" +resultado);
return resultado;
} // calculo da soma
public float sub(){
resultado = valor1 - valor2;
System.out.println("A subtracao dos valores e" +resultado);
return resultado;
} //calculo da subtração
public float div(){
if(valor2 != 0) {
resultado = valor1 / valor2;
System.out.println("A divisao dos valores e"+resultado);
return resultado;
} //condição para não haver divisão por zero
else{
System.out.println("Divisão impossivel!!!");
return 0;}
} //cálculo da divisão
public float mult(){
resultado = valor1 * valor2;
System.out.println("A soma dos valores e"+resultado);
return resultado;
} //calculo da multiplicação
public static void main(String[] args) {
}
} //fim main
Ábaco antigo aparelho de contas fonte da imagem: br.freepik.com |
Agora iremos inserir nossa classe principal, do qual iremos "chamar" os métodos necessários para realizar nossos cálculos.
package calculadora;
import java.util.Scanner;
public class Principal {
public static void main(String args[]){
int op=0;
Scanner scan = new Scanner(System.in);//instanciando objeto scanner
Calculadora nova = new Calculadora(); //instanciando classe Calculadora
System.out.println("Digite o primeiro valor");
nova.setValor1(scan.nextFloat()); //pegando o valor do teclado e enviando para a classe Calculadora
System.out.println("Digite o primeiro valor");
nova.setValor2(scan.nextFloat()); //pegando o valor do teclado e enviando para a classe Calculadora
System.out.println("Digite a opção desejada");
System.out.printf("\n 1 - Somar \n 2 - Subtrair \n 3 - Dividir \n 4 - Multiplicar"); \\podemos utilizar o printf para dar mais requinte ao texto
op = scan.nextInt();
switch(op){
case 1:
nova.somar();
break;
case 2:
nova.sub();
break;
case 3:
nova.div();
break;
case 4:
nova.mult();
break;
} //fim switch
} //fim class
} //fim main
As classes devem estar no mesmo pacote fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br |
A classe principal vai basicamente enviar e pegar valores e métodos da classe calculadora, é importante observar que incluímos a biblioteca Scanner, e para usá-la foi preciso instanciá-la, é um termo muito comum em orientação a objetos.
2) Pedir para o usuário digitar um número e verificar se ele é par ou ímpar.
package parouimpar;
public class Parouimpar {
private float valor;
/*método para receber os valores externos*/
public void setValor(float num1){
valor = num1;
}
/*método para enviar os valores internos*/
return valor;
}
/*método para verificar se é par ou ímpar um número*/ public float parouimpar(){
if (valor % 2 == 0){
System.out.printf("\n\t O numero digitado é par");
return 0;
}
else{
System.out.printf("\n\t O numero digitado é ímpar");
return 0;
}
} //fim parouimpar
public static void main(String[] args) {
}//fim class
} //fim main
Igualmente no exercício anterior a classe principal vai apenas enviar e receber valores dos métodos da classe parouimpar.
package parouimpar;
import java.util.Scanner;
public class Principal {
public static void main(String args[]){
Scanner scan = new Scanner(System.in);//instanciando objeto scanner
Parouimpar nova_parouimpar = new Parouimpar(); //instanciando classe Parouimpar
System.out.println("Digite um número qualquer.:");
nova_parouimpar.setValor(scan.nextFloat()); //pegando valores do teclado e enviando para a classe parouimpar
nova_parouimpar.parouimpar(); //chamando o método parouimpar
} // fim class
} // fim main
fonte: < Prof.º Jean Daniel - LPII >
adaptado: arroyo, gabriel
package parouimpar;
import java.util.Scanner;
public class Principal {
public static void main(String args[]){
Scanner scan = new Scanner(System.in);//instanciando objeto scanner
Parouimpar nova_parouimpar = new Parouimpar(); //instanciando classe Parouimpar
System.out.println("Digite um número qualquer.:");
nova_parouimpar.setValor(scan.nextFloat()); //pegando valores do teclado e enviando para a classe parouimpar
nova_parouimpar.parouimpar(); //chamando o método parouimpar
} // fim class
} // fim main
Exercício 2 calcular número par ou ímpar fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br |
para saber mais sobre JAVA:
adaptado: arroyo, gabriel
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