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segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Introdução a Lógica de Programação

1.-Lógica

"Seqüência  Lógica são passos executados até atingir  um  objetivo ou solução de  um problema."
<(Lógica de Programação 04/04/200{Paulo Sérgio de Moraes})>

   Podemos ainda dizer que a lógica tem em vista a ordem da razão. Isto dá a entender que a nossa razão pode funcionar desordenadamente, pode pôr as coisas de pernas para o ar. Por isso a Lógica ensina a colocar Ordem no Pensamento. Exemplos:
a) Todo o mamífero é animal. Todo cavalo é mamífero. Portanto, todo cavalo é animal.
b) Todo mamífero bebe leite. O homem bebe leite. Portanto, todo homem é mamífero e animal.


Exemplo de fluxograma
Exemplo de fluxograma
fonte da imagem:cidadesaopaulo.olx.com.br

1.1-Algoritmo
 
 "Algoritmo é uma seqüência de passos que visam atingir um objetivo bem definido."
 <Lógica de Programação 11/02/2010{Prof. Me. Fábio Magalhães}>
Podemos pensar em algoritmo  como uma receita, uma  seqüência de instruções que dão cabo de uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras e precisas.

Exemplo de Algoritmo: Receita de Pão
Exemplo de Algoritmo: Receita de Pão
fonte da imagem:folha de São Paulo
Podemos, então, descrever como sendo uma  atividade bem quotidiana, como, por exemplo, trocar uma lâmpada. Apesar de aparentemente óbvias demais, muitas vezes fazemos esse tipo de atividade inconscientemente. Sem percebermos seus pequenos detalhes. Vejamos se ela fosse descrita passo a passo:
- pegue a escada;
- posicione-a embaixo da lâmpada;
- busque uma lâmpada nova;
- suba na escada;
- retire a lâmpada velha;
- coloque a lâmpada nova.


1.2-Programação

   Para que um computador possa desempenhar uma tarefa é necessário que esta seja detalhada passo-a-passo, numa forma compreensível pela máquina, utilizando aquilo que se chama de programa. Neste sentido, um programa de computador nada mais é que um algoritmo escrito numa forma compreensível pelo computador (linguagem de programação).

   São algoritmos escritos numa linguagem de computador (Pascal,  C,  Cobol,  Fortran,  Visual  Basic  entre outras)  e que  são  interpretados  e/ou executados  por  uma  máquina,  no  caso um  computador.

Fonte: <Lógica de Programação{Prof. Me. Fábio Magalhães}>
       <Lógica de Programação{Paulo Sérgio de Moraes}> 
       <K19 Treinamentos - Lógica de Programação>
adaptado: Arroyo, Gabriel