Publicidade cabeçário

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PHP - Constantes e Conceito de Expressão Regular

    Uma constante é um identificador (nome) para um único valor. Como o nome sugere, esse valor não pode mudar durante a execução do script. Igualmente as variáveis elas são "case-sensitive", não podem começar com números, se você quiser saber mais sobre a maneira de utilizar variáveis clique aqui.Por convenção, o nomes de constantes são sempre em maiúsculas.

1. - Como criar uma constante?

    Para criar uma constante em php é necessário utilizar uma função chamada define("nome da constante","valor dela"). A sintaxe dela é bem simples, primeiro argumento é o nome da constante e o segundo é seu valor.


Exemplo de Criação de Constante
Exemplo de Criação de Constante
fonte da imagem:bdfatec.blogspot.com.br

2. - Conceito de expressão regular (RegEx)
         
           A melhor definição que eu encontrei na internet:"Uma composição de símbolos, caracteres com funções especiais, que, agrupados entre si e com caracteres literais, formam uma seqüência, uma expressão. Essa expressão é interpretada como uma regra, que indicará sucesso se uma entrada de dados qualquer casar com essa regra, ou seja, obedecer exatamente a todas as suas condições."
<extraído de aurelio.net por {Aurelio Marinho Jargas}>


    Mas afinal para que serve isso? A resposta é muito simples, utilizamos expressões para validarmos dados! Em um cadastro de clientes para que a informação seja a mais coesa possível, é necessário utilizar essas expressões, para validar telefones, email, cpf, etc...

2.1 - Operadores (RegEx)

     São dois, um que delimita o início e outro que delimita o final.

Operadores de Expressão Regular
Operadores de Expressão Regular
fonte da imagem:bdfatec.blogspot.com.br
Por exemplo ^chuck e tivermos as seguintes palavras: (xarope,chuckinha,chuck norris, allan chuck), a saída será 'chuckinha' e 'chuck norris'. O outro $jonny, levando em conta as seguintes palavras:(Meu nome não é jonny, jonny brothers, kajonny), a saída será 'Meu nome não é jonny' e 'kajonny'

2.2 -Delimitadores (RegEx)

    Utilizamos o "//" como por exemplo: "/^#?[0-9A-F]{6}$/"
sobre os metacaracteres (falaremos posteriormente*), mais a leitura disso seria assim: # é opcional no começo, serão aceitos todos algarismos, as letras de A a F , o tamanho de 6 posições. 

*para saber mais sobre Metacaracteres:
Metacaracter Ponto
Metacaracter Barra
Metacaracter Barra Vertical
Metacaracter Parenteses

para saber mais sobre php:
clique aqui ==> Sintaxe básica e palavras reservadas
clique aqui ==> Variáveis
clique aqui ==> Conceito de Operadores

fonte: <php>          
            <blog do thiago belem>
           <Study Class>
adaptado: Arroyo, Gabriel


Joinha pra você amigão
Chuck approves