Publicidade cabeçário

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fund. Banco de Dados: Lista DER 1


Para baixar a lista em formato .doc clique aqui

Elaborar os diagramas de Entidade-Relacionamento dos casos abaixo:

1- Uma delegacia resolveu informatizar seus serviços relacionados aos crimes ocorridos em seu estado criando um banco de dados, para uma melhor gerência dos tipos de crimes mais cometidos. É necessário saber os dados das vítimas e dos criminosos para dar seguimento aos documentos processuais, bem como armazenar informações sobre cada crime ocorrido. Um criminoso comete um crime contra uma ou mais vítimas, e uma vítima pode sofrer um crime por um ou vários criminosos. Um crime é cometido em um município de um estado, e em um crime pode é utilizado um tipo de arma. 

Exe1 - Lista 1 DER


2-  Uma administradora trabalha tanto com administração de condomínios, quanto com a administração de aluguéis. Uma entrevista com o gerente da administradora resultou nas seguintes informações:A administradora administra condomínios formados por unidades condominiais.Cada unidade condominial é de propriedade de uma ou mais pessoas. Uma pessoa pode possuir diversas unidades.Cada unidade pode estar alugada para no máximo uma pessoa.Uma pessoa pode alugar diversas unidades.
Exe2 - Lista 1 DER

3-    Construa um diagrama E-R para uma companhia de seguros de automóveis com um conjunto de clientes, onde cada um possui certo número de carros. Os dados do cliente são nome, RG, CPF, endereço e telefone. Do carro deve-se armazenar a placa, código renavan, fabricante, modelo, e ano. Associado a cada carro há um histórico de ocorrências. Um carro pode possuir várias ocorrências ou nenhuma. Cada ocorrência deve ter uma data, local e descrição.
Exe3 - Lista 1 DER

4-    Um banco de dados está sendo construído para manter o controle dos times e jogos de uma liga esportiva. Um time tem um número de jogadores, dos quais não são todos que participam de cada jogo. Deseja-se controlar os jogadores de cada time, que participam de cada jogo, as posições em que jogam e o resultado do jogo. Projete um diagrama de esquema E-R para essa aplicação, declarando quaisquer suposições que você fizer.
Exe4 - Lista 1 DER

5-    Crie o DER de um sistema de BD para ser utilizado pelos departamentos da universidade. Um departamento é responsável por no mínimo uma disciplina. Uma disciplina por sua vez pode ter de zero a várias turmas que estão sendo oferecidas. Cada turma por sua vez possui no mínimo um aluno inscrito, e não pode existir uma turma que não esteja relacionada a uma disciplina. Um aluno cadastrado no sistema pode estar ou não matriculado em alguma disciplina, e pode também estar matriculado em várias disciplinas. Um departamento deve ter em seu registro a sigla, o nome e o nome do chefe. Cada disciplina deve ter um nome, um código, a descrição da ementa, e a bibliografia. Cada Turma deve ter um registro do seu turno (manhã, tarde ou noite) e professor que ministra. Cada aluno deve ter em seus registros nome, RG, CPF, N de carteirinha, endereço e telefone.
Exe5 - Lista 1 DER


Para quem estiver com mais dúvidas acessem: conceitos DER 

Gostou? Dá um joinha então ;D


Um comentário: