Publicidade cabeçário

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Falar em público

Os fundamentos da oratória e retórica são lidar com o público e suas dimensões


Retórica

"A definição de retórica é conhecida: é a arte de bem falar, de mostrar eloquência diante de um público para ganhar a sua causa. Isto vai da persuasão à vontade de agradar: tudo depende (...) da causa, do que motiva alguém a dirigir-se a outrem. O carácter argumentativo está presente desde o início: justificamos uma tese com argumentos, mas o adversário faz o mesmo: neste caso, a retórica não se distingue em nada da argumentação. (...)."


Michel Meyer, Questões de Retórica: Linguagem, Razão e Sedução. Lisboa. Ed.70.1997 


Comunicação
Comunicação
Fonte:https://jaimemarlonsilva.files.wordpress.com/2011/04/mensagem.png



Oratória

É um método de discurso. A arte de como falar em público. Corresponde a um conjunto de regras e técnicas que permitem apurar as qualidades  pessoais de quem se destina a falar em público.

Os fundamentos da oratória:etapas da comunicação eficaz. Sobre o público Prof. MS Ramos, Luiz Felippe M. 



Apresentação

Porcentagem do que representa cada um dos itens na sua apresentação:

  • Conteúdo verbal = 7%
  • Interesse vocal = 38%
  • Linguagem corporal = 55%


Como você pôde notar 90% da sua comunicação é linguagem não verbal. Por isso é muito importante que:
Você saiba como é a sua voz?
Qual o ritmo que você normalmente fala?
A sua voz é monotônica? 

Você utiliza uma série de tons e inflexões ao falar?

Uma boa apresentação precisa ser previamente preparada

Definir o PROPÓSITO
Avaliar a AUDIÊNCIA
Identificar a NECESSIDADE
Reunir a INFORMAÇÃO

Preparar a COMUNICAÇÃO



Omne ens agit propter finem (Todo ser age em busca de um fim)

Fonte: Técnicas de Apresentação Roberto Cabral de Mello Borges UFRGS 2003